O verão cheira a mar, sabe a sal e tem textura de areia. Mas, nós também somos fãs de água doce e nos últimos anos Portugal conquistou-nos com incríveis praias fluviais de norte a sul.

Eis algumas das nossas preferidas e das que mais frequentamos para um roteiro neste verão.

Praia Fluvial de Loriga

É das mais bonitas praias fluviais em termos de beleza paisagística. Fica no sopé da Serra da Estrela, em Loriga, muito próximo de Seia e protegida por imponentes rochas de granito maciço.

A praia estende-se por várias piscinas naturais de águas cristalinas, quedas de água e um relevo acidentado que lhe conferem um cenário muito particular.

Se gosta de fotografia, esta é a praia para aqueles “cliques” mais instagramáveis.

Existe uma piscina maior onde pode dar umas boas braçadas e saltos para a água e outras menores para se refrescar e brincar com as crianças. Além disso, à sua volta há espaço à vontade para estender a toalha, mesas de piquenique e os habituais apoios de praia. Tem também um bar com opções de almoço e a obrigatória sandes de queijo da serra.

Praia Fluvial de Loriga

Explore a pé as imediações, suba às rochas e tenha uma visão completa sobre toda a zona envolvente.

A praia foi classificada com Bandeira Azul e Praia de Ouro e é também uma praia acessível.

O único senão é a falta de estacionamentos suficientes, por isso vá cedo, ou terá de deixar o carro na estrada e, não raras vezes, a longas distâncias.

Praia Fluvial Senhora da Piedade

Faz parte do circuito das aldeias de xisto da Serra da Lousã e tornou-se num dos must go de uma região que ganhou imenso charme nos últimos anos.

Esta praia fluvial não é a nossa preferida para banhos, mas vale, e de que maneira, pela envolvência da paisagem. Desde logo por ficar sob vigilância atenta do castelo da Lousã. Aliás a visita deve começar por aí.

Suba à torre de menagem para ver toda a paisagem circundante.

Só depois desça pelo passadiço de madeira para se refrescar na praia fluvial. Existe uma área menos profunda para crianças. O espaço está equipado com balneários, duche e um bar esplanada.

Praia Fluvial Senhora da Piedade

Não deixe de fazer a habitual fotografia no baloiço do Burgo e almoçar no restaurante com o mesmo nome, ali mesmo junto à praia fluvial. É dos melhores da região.

Baloiço do Burgo

Em seguida, explore a zona, visite a lindíssima aldeia do Talasnal e termine o dia à hora mágica no baloiço do Trevim. Mas, vá com paciência para esperar na fila pelo seu “breve” momento de poder baloiçar sobre a Lousã.

Baloiço do Trevim, na Serra da Lousã.

Praia Fluvial de Ortiga

Esta é uma praia de família. Ideal para quem quer passar um dia de verão na areia, debaixo de um chapéu de sol.

A praia fluvial de Ortiga fica na albufeira da barragem de Belver, a sul do concelho de Mação.

A área de banhos dispõe de uma piscina flutuante que delimita o espaço.

Existe um parque de estacionamento e área de merendas, preparada para churrascos. Apesar disso a praia é servida por um bar, onde também pode requisitar várias atividades náuticas como standup paddle ou canoagem.

Nas imediações pode ainda fazer percursos pedestres e atividades de escalada.

Praia Fluvial de Ortiga

Aldeia do Mato

Semelhante à praia fluvial de Ortiga, a praia da aldeia do Mato fica implementada na barragem do castelo de bode. Entre uma margem e outra, em plena natureza, encontramos esta piscina flutuante. Quando a descobrimos era ainda uma praia tranquila, mas ultimamente já não é bem assim. O ideal é estender a toalha nas margens, onde há sombras e mais espaço, do que em cima da piscina.

Gostamos especialmente do bar que serve esta praia e oferece uma vista incrível sobre a albufeira ao pôr do sol.

E por falar em vista incrível, recomendamos passar ali a noite num dos bungalows de madeira e acordar sobre o espelho de água do castelo de bode. Uma experiência magnífica!

O por do sol sobre a praia fluvial da aldeia do Mato

Agroal

Na infância ir ao Agroal significava ir mergulhar nas águas mais geladas do mundo! 😊 Não sabemos se a água, entretanto, aqueceu, ou se já temos uma perceção diferente. De todo o modo, não sendo as mais gélidas, também não são propriamente “quentes”.

Mas diz-se que têm propriedades medicinais.

Praia Fluvial do Agroal

De facto, para nós os mergulhos no Agroal são muito retemperadores. A praia fluvial, muito próxima de Tomar e de Ourém, sofreu obras de requalificação e tornou-se numa praia lindíssima, extensa, com várias áreas para poder ir a banhos, sentar-se na relva, ou estender a toalha ao sol. O espaço conta ainda com dois bares com os petiscos típicos do verão.

Mas, atenção, que esta é uma praia bastante concorrida e agora com lotação limitada. Por isso, recomendamos que vá cedo.

A praia fluvial do Agroal recebeu este ano o galardão Bandeira Azul.

Praia Fluvial do Agroal

Praia Fluvial de Mourão

A barragem do Alqueva tornou-se num verdadeiro oásis no Alentejo. O maior lago artificial da Europa transformou completamente aquela região, deu-lhe charme, novos negócios, hotelaria, atividades de lazer. Nós adoramos passear por esta zona que é cheia de atrações históricas, gastronómicas, culturais e paisagísticas.

Mas é de água doce que falamos neste artigo, por isso o destaque vai para a praia fluvial de Mourão.

São 300 metros de areal, chapéus de sol e água morna.

Mais argumentos para quê?  No Alentejo interior, a praia fluvial de Mourão é perfeita!

Praia Fluvial de Mourão

Ainda pode fazer canoagem, paddle, andar de gaivota ou embarcar num passeio de fim de dia pelo Alqueva.

A praia fluvial tem um bar e uma zona de merendas com mesas, sombras e espaços de churrasco. Mas uma vez ali, vale a pena ir até à cidade de Mourão onde o restaurante Adega Velha lhe oferece a melhor gastronomia da região. E ainda pode ter como bónus uma atuação espontânea de cante alentejano.

Muito próximo fica a vila medieval de Monsaraz, que dispensa apresentações e é de visita obrigatória.

Praia Fluvial de Mourão
Monsaraz

Dicas úteis: Tendo em conta as contingências da Covid-19 e também a procura crescente pelas praias fluviais, aconselhamos que planeie bem a sua visita, chegue cedo e cumpra com todas as normas de segurança. Consulte aqui a lotação das praias em tempo real. Todas as praias desta lista estão classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente. Tenha hábitos sustentáveis. Se fizer piqueniques evite os plásticos descartáveis (há dezenas de outros materiais e opções ecológicas e económicas) leve o seu lixo consigo e reduza ao mínimo o impacto que poderá causar sobre o ambiente. A Natureza agradece e nós também!