No artigo anterior demos-lhe algumas informações úteis sobre como viajar para a ilha do Sal, melhor época e situação sanitária.

Mas a experiência na ilha vai depender muito do binómio cama & mesa. Por isso, agora vamos falar-lhe da estadia na ilha. Onde ficar e onde comer, durante uma semana (tempo recomendável) no Sal.

Onde ficar

Escolher onde ficar pode ser um quebra cabeças tendo em conta a imensa oferta disponível. No entanto, tenha sempre em conta o serviço e a localização.

A zona turística da ilha do Sal é Santa Maria e é lá que deve escolher o seu alojamento.

Existem duas grandes zonas balneares. Ponta Preta, a cerca de 3 km do centro e a praia de Santa Maria, que fica na cidade.

Na Ponta Preta encontrará os resorts de alguns dos principais grupos e cadeias hoteleiras internacionais, como o Meliã (Dunas e Llana são os nosso preferidos) e o Riu (Palace é o mais recente e melhor). A maior parte funciona em regime tudo incluído. Ficam na primeira linha da praia, têm piscinas, diversões, vários restaurantes, bares e animação. Sim, normalmente são uma escolha segura e económica, mas, na nossa opinião, mais impessoal.

Na verdade, nunca fomos muito adeptos deste tipo de hotéis, sobretudo em destinos que não conhecemos. Mas, compreendemos que possa ser mais cómodo, em especial para famílias com crianças muito pequenas.

Já na praia de Santa Maria a oferta é mais diversificada, com resorts de menores dimensões, mas também de muita qualidade. Destacamos o mais recente hotel do grupo português Oásis, o Salinas Sea que também funciona em regime tudo incluído, ou o luxuoso Hilton Cabo Verde Sal Resort.

Sem esquecer o mítico Hotel Morabeza, que assina, com orgulho, o título de primeiro hotel do Sal e cujo serviço, qualidade e localização merecem obviamente a máxima classificação.

Mas nós há muito que elegemos o Hotel Odjo d’Água como o nosso favorito para estadias no Sal. É um hotel de charme, de dimensão média, muito bonito, situado na ponta este da praia de Santa Maria.

Foi construído num promontório sobre o mar, tem uma pequena praia privada e uma Infinity Pool muito instagramável, em especial ao por do sol. O serviço é irrepreensível, o pequeno almoço, com vista para o mar, retemperador.

Os quartos são ótimos, espaçosos e bem equipados. Especialmente os da nova ala do hotel.

E mesmo que não seja hóspede, não deixe de experimentar o restaurante, para nós, um dos melhores do Sal.

Onde comer

A ilha do Sal e em especial Santa Maria tem uma enorme variedade de opções de restauração. Os preços são semelhantes às zonas turísticas de Portugal e a oferta vai desde a cozinha mais tradicional até aos sabores de várias latitudes.

E claro que, nisto da restauração é tudo um pouco subjetivo, mas aqui vão as nossas sugestões.

Cozinha italiana: Pizzas e pastas é o que não falta nos menus, mas nós continuamos a eleger o Caranguejo para sabores italianos, embora hajam outras opções na ementa. É um dos restaurantes mais antigos de Santa Maria e também mais constantes. É pequeno pelo que sugerimos que faça marcação.

Sushi: Foi uma agradável descoberta e sempre que vamos ao Sal fazemos questão de ir até lá. Sabores e Livros tem dos melhores sushis que já experimentamos em Cabo Verde. Recomendamos vivamente.

Fast Food: O Meky’s Burger reinventou o conceito de fast food e oferece um menu de hamburgers artesanais que são de comer e chorar por mais!

Fusão: Se procura uma fusão entre sabores de Cabo Verde e cozinha internacional com qualidade e sofisticação (também com um preço mais elevado) terá de passar por estes dois restaurantes. O Farolin, o restaurante do Hotel Odjo D’Água e o Chez Pastis. Duas referências da restauração.

Tradicional: O Américos, num edifício futurista, bem no centro da cidade continua a ser um clássico de qualidade garantida. Peixe fresco, lagosta e pratos tradicionais bem confecionados. Obrigatório!

Além destas referências, há aqueles locais que nos captam, não só pela vertente gastronómica, mas também por toda a experiência associada.

Sendo assim, sugerimos que experimente o carpaccio de atum do Beach Club do Hotel Morabeza. É simplesmente divinal, ainda para mais com a vista sobre o mar azul turquesa da praia de Santa Maria.

Vale também a pena dispensar pequeno almoço do hotel, pelo menos num dia, para vir experimentar o Cape Fruit. Um cantinho amoroso, em Santa Maria, cheio de batidos, sumos naturais e opções de pequeno almoço saudáveis e deliciosas.

Por fim, reserve uma noite de sexta ou sábado para jantar ao ritmo do funaná. A Funaná Casa Cultura é um must go de quaisquer férias na ilha do Sal. Um espaço, situado no areal de Santa Maria, com um “museu vivo” dedicado às tradições e sabores de Cabo Verde. Às sextas e sábados há noites temáticas com jantar buffet e animação garantida pela proprietária do espaço Milú di Funaná.

Leia também: