Foram quase três meses de férias entre os mimos dos avós, tios e primos em Portugal e as brincadeiras com os amigos já em Cabo Verde. Ontem foi dia do regresso às aulas, com um novo desafio pela frente: o 5º ano de escolaridade; 10 disciplinas; novos professores e um edifício novo ainda por estrear!

Para quem vive fora de Portugal a escola dos filhos é sempre um assunto delicado que levanta muitas dúvidas. No nosso caso, foi preciso ir adaptando as exigências educativas às escolas disponíveis em Cabo Verde.

alunos finalistas na escola
Centro Educativo Miraflores

O Kiko fez todo o pré escolar e a escola primária até ao ano passado no Centro Educativo Miraflores, um óptimo colégio na Praia que vai do pré escolar ao 12º ano e lhe deu excelentes bases tanto ao nível do ensino como enquanto ser humano.

Trata-se de um colégio de matriz religiosa que segue o currículo de Cabo Verde e nessa altura, procurávamos manter a relação com o ensino português trazendo os livros escolares de Portugal e pedindo às amigas professoras para nos irem enviando testes de avaliação.

Assim, em casa, além dos trabalhos da escola de Cabo Verde ele fazia também alguns exercícios do currículo português.

Obviamente sem exageros para não transformar os TPC em massacre!

Entretanto há dois anos e depois de muita expectativa da comunidade portuguesa na Praia, abriu finalmente a Escola Portuguesa de Cabo Verde.

Optamos por transferir o nosso filho para a nova escola o ano passado, sobretudo porque assim ele está a seguir o currículo de Portugal e garantimos que a transição, em qualquer nível de ensino será sempre pacífica.

crianças de mochila às costas na escola
Regresso às aulas em Cabo Verde

A Escola Portuguesa de Cabo Verde resulta da cooperação entre o Governo português e caboverdiano e está aberta a todos os alunos de todas as nacionalidades.

Os professores são portugueses, o currículo também e o objetivo é assegurar o ensino até ao 12º ano de escolaridade e permitir o acesso ao ensino superior em Portugal em igualdade de circunstâncias com os alunos das escolas públicas portuguesas.

Além disso a escola aceita qualquer aluno português que chegue a Cabo Verde, transferido de uma escola pública de Portugal.

EPCV Escola portuguesa de Cabo Verde
Escola Portuguesa de Cabo Verde

A Escola Portuguesa de Cabo Verde ainda só tem 3 anos mas neste ano letivo abriu com cerca de 600 alunos; 6 turmas do pré escolar; 12 do ensino básico e, a novidade, 3 turmas de quinto ano e 2 turmas de sétimo.

O Kiko vai “estrear” o quinto ano e um novo edifício para onde vão transitar os “alunos grandes” do 2º e 3º ciclos.

O desafio da língua

Nisto da educação de um filho português num país estrangeiro, o desafio da língua está sempre presente.

É certo que em Cabo Verde a língua oficial e de ensino é o português, mas a língua de contacto é o crioulo. O Kiko domina-o desde sempre, porque praticamente nasceu aqui. É em crioulo que comunica com os amigos seja na escola, ou em casa, é o crioulo que ele mais ouve à sua volta.

No início ele misturava imensas expressões de português e crioulo, um facto que depois também transferiu para a escrita.

Por isso foi preciso adoptar alguns métodos para garantir um bom domínio da língua portuguesa.

Escrever composições e cópias; fazer um diário (nem que seja duas linhas por dia); ouvir e escrever histórias, mesmo que curtas é algo que procuramos que se torne um hábito.

Não menos importante: a leitura. Há sempre um livro perto dele, do qual tem de ler algumas páginas todos os dias. Neste momento está a ler Uma Aventura nas Ilhas de Cabo Verde!

criança a ler um livro
Cultivar o hábito da leitura

Não é fácil manter estes hábitos num menino de 10 anos com toda a tecnologia que o rodeia, mas tentamos na medida do possível e sem fundamentalismos, equilibrar as coisas, dosear a utilização da playstation e contrabalançar com pequenas tarefas que vão consolidando a língua portuguesa.

Dicas úteis: O ensino primário e secundário em Cabo Verde está massificado e há escolas em todos os concelhos e cidades. Além disso, há várias escolas privadas principalmente nas maiores cidades: Praia e Mindelo. Há também uma boa rede de instituições do pré escolar.

Escolas privadas na cidade da Praia: Escola Portuguesa de Cabo Verde; Centro Educativo Miraflores; Escola Internacional Les Alizés; Escola Amor de Deus; Colégio Português; Colégio da Turminha.

Mais informações: https://www.minedu.gov.cv/