Foi aqui que tudo começou. Que Cabo Verde se abriu ao mundo e se transformou num destino de sol e mar por excelência. Cobiçado e procurado pelos europeus.

A ilha do Sal é considerada a pérola do turismo cabo-verdiano. E tem razões para isso. É a ilha do primeiro aeroporto internacional do país e a ilha dos maiores resorts turísticos e atrações. Antes da pandemia era destino de mais de 40% dos turistas que chegavam a Cabo Verde. Ou seja, dos 800 mil turistas por ano, 320 mil ficaram no Sal.

Os números de agora são menos ambiciosos, mas a tendência para que esta seja a ilha favorita dos europeus mantém-se.

Fica a menos de 4 horas da Europa, tem bom tempo garantido o ano inteiro e é um destino bastante acessível e familiar.

Muito se tem escrito sobre a ilha do Sal, mas nunca é demais falar dela. Em especial com um olhar de quem vive por cá.

Por isso, decidimos fazer uma série de artigos com todas as dicas, orientações e sugestões sobre esta “pérola” do turismo cabo-verdiano. Esperemos que sejam úteis a quem estiver para viajar para o Sal, ou que ajudem os indecisos a escolher este destino que apesar de muito popular continua a surpreender.

Viajar para o Sal

A ilha do Sal tem um aeroporto internacional que recebe voos charter dos vários operadores turísticos, para quem opta por comprar o pacote voo + hotel.

Mas também pode chegar à ilha via Lisboa, em voo TAP. Há voos quase todos os dias da semana.

O aeroporto fica a cerca de 17 km da zona turística, a cidade de Santa Maria. Normalmente os hotéis fornecem o serviço de transfer, mas pode fazer o trajeto de táxi em total segurança. Irá custar entre 10 e 13 euros (1200 a 1500$).

Tem também a opção de alugar carro. Nós costumamos alugar na Mendes e Mendes. O preço médio por dia de um pequeno jipe para 5 pessoas (escolha jipe se a intenção for passear pela ilha) é de aproximadamente 80 € por dia.

Para viajar para o Sal (e para todo o país) todos os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto. É apenas necessário e obrigatório preencher um pré-registo através do site www.ease.gov.cv e proceder ao pagamento da Taxa de Segurança Aeroportuária no valor de 30 €.

Normas Covid-19

O certificado de vacinação digital europeu é válido em Cabo Verde, mas deve sempre manter-se informado sobre regras adicionais de entrada, nomeadamente em relação aos testes.

Para tal, consulte todas as informações em https://travel.gov.cv/pt/inicio/

Por agora é necessário um teste PCR com no máximo 72 horas ou antigénio até 48 horas antes da viagem.

Para informações em relação aos laboratórios de testagem na ilha do Sal, consulte este link.

O país implementou várias medidas de prevenção e combate à Covid-19. Neste sentido, praticamente todos os estabelecimentos hoteleiros, restaurantes, bares e comércio do Sal estão certificados com o Selo Turismo Seguro.

Os funcionários dos hotéis também foram considerados prioritários nos processos de vacinação. Mas no geral a taxa de vacinação em Cabo Verde é bastante elevada. O país é um caso de sucesso em toda a África.

A ilha do Sal dispõe de um hospital regional, um centro de saúde recentemente inaugurado em Santa Maria e várias clínicas privadas. Consulte aqui a lista de clínicas privadas do Sal.

Clima e melhor época para ir

Relativamente à melhor época para viajar para o Sal, depende muito do que pretende fazer na ilha. Se a intenção é fazer praia, o Sal tem sol e uma temperatura quente todo o ano, portanto, neste caso, todos os meses são bons.

No entanto, os meses de janeiro e fevereiro são bastante ventosos e o mar poderá estar mais agitado. Se procura o Sal para desportos náuticos como windsurf ou kitesurf, estes são os meses ideais.

É raro chover, mas tenha em conta que, nos meses de agosto e setembro, pode ocorrer alguma pluviosidade.

Caso vá com intenção de assistir à desova das tartarugas marinhas, visite a ilha entre os finais de maio e setembro.

Moeda

A moeda de Cabo Verde é o escudo cabo-verdiano. Um euro equivale a 110 escudos. Mas na ilha do Sal o euro é aceite em todo o lado. Há também vários ATM onde pode levantar escudos.

Leia também: