Bem vindos à terra dos sonhos aromáticos! Assim somos recebidos na Herdade dos Adaens, um oásis plantado em 400 hectares de terras alentejanas à entrada de Campo Maior. O projeto nasceu sob o sobrenome Nabeiro e plantou raízes na sólida marca Delta, aliás, é através da estrada que nos leva à fábrica dos cafés e à Adega Mayor que, uns bons quilómetros mais à frente, o portão dos Adaens anuncia esta unidade de turismo rural.

herdade alentejana, mãe e filho, azinheiras
turismo alentejo
Herdade dos Adaens

E, se tudo por aqui nos remete para a excelência de um grupo empresarial que mudou o panorama “deste” Alentejo, o espaço onde decidimos passar uma noite de Verão faz jus ao legado!

Aqui pode-se dormir num comboio; num barco; em bungalows, ou trazer a autocaravana.

Escolhemos a primeira hipótese, por ser a mais original: uma antiga carruagem, situada sobre carris e totalmente remodelada e equipada.

Todos os alojamentos têm vista para o ex-libris da propriedade: a piscina biológica! Uma espécie de lago artificial, onde a zona de banhos convive com a área de depuração de água feita através de plantas aquáticas e animais: pequenas rãs; libelinhas; peixes; girinos. Fiquem tranquilos! Estas espécies raramente vêm para a zona de banhos! Mas não deixa de ser engraçado nadar ao lado de uma simpática rã verde 🙂

mulher em piscina biológica
Piscina Biológica
mulher em piscina biológica ao pôr-do-sol. turismo alentejo
Sunset na herdade

Pela manhã acedemos ao convite para visitar a Herdade na companhia de um biólogo que foi o nosso guia nesta “expedição”.

Num passeio de cerca de 2 horas visita-se a estufa; a horta biológica; passa-se por um enorme campo de ervas aromáticas e sentem-se os odores da alfazema; alecrim; rosmaninho…

Mais à frente fica a Quinta Pedagógica onde podemos alimentar cabras; brincar com os simpáticos burros mirandeses e conhecer dezenas de raças autóctones de bovinos.

O passeio termina no centro de interpretação do mel, espaço didático dedicado a demonstrar a importância das abelhas no ecossistema e no processo de produção de mel.

quinta pedagógica no alentejo
Passeio pela Quinta Pedagógica
Mae e filho com sapo verde
A biodiversidade da quinta
mãe e filho alimentam burros em quinta pedagógica no alentejo
Burro Mirandês

Regressamos mais ricos desta caminhada por entre as azinheiras e cheios de vontade de mais um mergulho na piscina.

O espaço tem ainda um restaurante onde, sempre que possível se pratica a máxima: do prado ao prato.

Há ainda outras atividades disponíveis como passeios de bicicleta; carros a pedais ou visitas ao charco da propriedade.

Faça-se o que se fizer, a herdade obriga-nos a abrandar… a respirar mais fundo … ouvir os sons que vêm da extensa planície e, nem que seja só por dois dias, viver mais devagar.

montado alentejano com azinheiras
Montado
herdade dos adaens. chavenas 
café DELTA
Café Delta
herdade dos adaens. mulher feliz com bicicleta

Obrigado Herdade dos Adaens por estes dias revigorantes. Havemos de regressar!

Herdade dos Adaens- Campo Maior https://www.adaens.com/