De Julho a Outubro, em anos generosos, a época das chuvas revela uma ilha de Santiago literalmente pintada de verde.

A água toma conta das ribeiras, que normalmente estão secas. Há quedas de água a despontar aqui e ali e barragens com bonitas albufeiras.

Com a chuva, os castanhos característicos da paisagem árida, dão lugar aos verdes de todas as tonalidades.

É tempo de se pôr a caminho do interior da ilha.

Prepare-se porque esta é uma paisagem sazonal, só digna dos mais privilegiados!

Nós escolhemos dois destinos imperdíveis, para visitar na época das chuvas.

Longueira

Longueira é uma pequena aldeia do concelho de São Lourenço dos Órgãos, a 30 km da cidade da Praia. Protegida pela cadeia montanhosa do Pico d’Antónia (o ponto mais alto da ilha), Longueira foi, durante muitos anos um segredo bem guardado.

No entanto, tornou-se lugar de passeio, muito por conta do espaço “Lemba, Lemba” que ali se instalou. Mas a esse, já lá vamos!

Chega-se a Longueira pela estrada que também nos conduz ao Jardim Botânico e ao bonito Miradouro de Tancon. Continue até encontrar a aldeia. Não há como se perder.

Longueira caracteriza-se pelos seus funcos de palha.

É ali que os produtores de grogue, instalaram os trapiches para produzir a famosa aguardente de Cabo Verde.

Só este cenário já torna o lugar encantador. No entanto, em época de chuvas, uma ribeira atravessa a aldeia e culmina num dique, onde se forma uma refrescante queda de água. Irresistível para banhos!

Ao lado da ribeira fica uma das maiores e mais impressionantes árvores de Santiago. Decerto vai ser cenário de muitas fotografias “instangramáveis”.

Na parte mais alta da aldeia fica o Eco Camp Lemba Lemba.

Um projeto de um professor de inglês, que trocou as salas de aula pela natureza e ali construiu um “eco camp” peculiar.

A decoração não poderia ser mais kitsch! Mistura mobílias antigas, com objetos reciclados, loiças, redes de descanso, conchas e um sem número de peças improváveis.

A filosofia do espaço assenta nos valores do sossego, tranquilidade. O “No Stress” que se tornou marca de Cabo Verde.

A música é boa. Mediante encomenda há refeições tradicionais como cachupa, couscous, pastéis de milho. Além disso, quem quiser pode alugar uma tenda e passar uma noite ali.

Não espere luxos. Se bem que, a experiência de dormir num lugar fresco, verde e com água a correr na ribeira já são por si só, um verdadeiro luxo. Não é?

Barragem de Principal

A ilha de Santiago tem sete barragens situadas nas zonas mais rurais. Mas muitas delas, em anos de seca severa, ficam completamente vazias. Por esta razão, não é de admirar que na época das chuvas e com as albufeiras já com uma cota significativa de água, o passeio até às barragens seja um “must go”.

A barragem de Principal foi a última a ser inaugurada. Mas, talvez seja uma das mais encantadoras pela paisagem circundante, inserida no verdejante vale da Ribeira de Principal.

Chega-se a ela através da bonita estrada que serpenteia o litoral pelo lado sul.

Vá parando pelo caminho, aprecie a paisagem.

Compre água de coco em Santa Cruz e em seguida dê um mergulho no mar, na Calheta de São Miguel.

Siga caminho e entre à esquerda na localidade de Achada Tenda. Uma vez nessa estrada de calçada, entra num dos mais belos vales da ilha de Santiago.

A barragem fica à direita e oferece uma vista sobre toda a paisagem pintada de verdes exuberantes.

Mas não fique por aí, continue em frente até à localidade mais próxima. Páre o carro e siga a pé pela ribeira até encontrar a queda de água, onde certamente, não vai resistir a um banho refrescante!

Muito próximo ficam alguns tanques de rega. Por esta época estão cheios de água fresca e limpa, também muito convidativa ao mergulho, com prudência!

Uma vez que as “baterias” estejam carregadas, faça o mesmo caminho de regresso ao carro. Certamente estacionado junto ao restaurante “Sabor Principal”, aberto todos os dias e com cachupa tradicional aos sábados.

Neste espaço pode também alugar pranchas para praticar stand up paddle na albufeira da barragem. Aventure-se! Esta é uma experiência sazonal e que poucos têm o privilégio de poder fazer.

Quando ir

A época das chuvas vai, normalmente de Julho a Outubro. Em anos mais chuvosos a paisagem pode manter-se verde durante vários meses. No entanto, em anos de pouca pluviosidade, as zonas húmidas são muito efémeras. O ideal é visitar a ilha nos dias ou semanas que sucedem à chuva.

O que fazer

Visitar as barragens. Banhar-se na cascata natural de São Jorge dos Orgãos, ou nas quedas de água junto aos diques das ribeiras. Experimentar a gastronomia local. Provar os pastéis de milho em São Domingos. Fazer caminhadas nas zonas rurais. Tirar fotografias muitas, para recordar, quando vier a época seca.

Onde ficar

Quinta da Montanha em Rui Vaz, Casa Djarakunda, em Santa Cruz, Villa Morgana, na Calheta de São Miguel.