É a 24 de Junho que se celebra o dia de São João Baptista. Uma festa de cariz religioso, mas com vários elementos pagãos, que na ilha de Santo Antão, em Porto Novo, é vivida no seu expoente máximo.

Porto Novo veste-se de cor e tradição. Recebe os filhos da terra que vivem na diáspora e gentes das outras ilhas que aqui vêm. Não apenas por devoção, mas também para a festa.

Chega-se à ilha das montanhas, Santo Antão, por barco a partir da cidade do Mindelo.

Assim que pomos os pés em terra somos recebidos ao compasso dos tambores e do “Kola San Jon”, uma dança tradicional.

Tambor tradicional

A partir daqui e por estes dias é este o ritmo que dita toda a celebração.

Com efeito, diz-se que devoção a São João remonta ao período colonial e à evangelização, estimando-se que é celebrado desde o século XVII.

Contudo, aos símbolos e hábitos religiosos juntaram-se manifestações pagãs. O que resultou numa festa culturalmente rica, variada e até mística.

Na véspera de São João milhares de fiéis juntam-se em peregrinação. O caminho leva-os até à pequena capela de Ribeira das Patas, para ir buscar a imagem do santo e trazê-la para a cidade.

São mais de 20 km a pé. Quase seis horas de caminhada debaixo de um sol abrasador. Ao ritmo dos tambores e dos cânticos que vão dando o ânimo necessário.

Sem dúvida, um cortejo de fé e devoção liderado pelo andor que vai parando para momentos de culto. Uma energia impressionante!

Andor de São João Batista

Assim que termina a caminhada a noite faz-se de música e de dança. E claro, de comes e bebes nas tasquinhas espalhadas pela cidade.

Há também um desfile de romaria e competição de grupos tradicionais. Isto é, espécie de “marchas de Santo António”, onde se recriam os trajes, as tradições e os cânticos de outrora.

Entretanto, apostamos em como já se rendeu à festa. Talvez já desfile também, pelo Porto Novo adornado com os tradicionais “colares de Sanjon”. Uma espécie de grinalda feita com pão, flores e adornos.

Mulher a comprar grinaldas de são joão

No dia de São João, todos os caminhos vão dar à secular capela de São João Baptista. Ali, o santo aguarda pelos devotos.

A missa estende-se pela manhã e é o ponto alto das celebrações religiosas.

Mulher e filho ao colo a assistir a missa campal

Mas, daí em diante a festa sobe de tom. Os tambores rufam mais alto, o cortejo avança. Homens e mulheres em uníssono cantam. Alguns transportam barcos em miniatura, feitos à mão pelos mestres artesãos do concelho. Uma homenagem à pesca, a principal atividade do Porto Novo.

Entretanto, na pista à beira mar os cavalos perfilam-se para a habitual corrida.

E à medida que anoitece, a música volta a tomar conta da cidade. Como que a despedir-se de São João que regressa à capela da Ribeira das Patas.

Desfile tradicional

Dicas úteis:

A festa de São João Baptista, começa por volta de 20 de Junho e estende-se até 24, feriado municipal em Porto Novo. Dela constam atividades lúdicas, desportivas e culturais .

Durante a festa pode participar de todas as manifestações.

Recomendamos também a visita aos ateliers dos artesãos que fazem os tambores e os tradicionais barcos de São João. Por esta altura da festa todos estão de portas abertas para receber os turistas.

Se tiver tempo aproveite para explorar o resto da ilha de Santo Antão. Faça caminhadas pelos vários trilhos de montanha. Banhe-se nas quedas de água, ou deixe-se encantar pelos vales verdejantes da ilha.

Gastronomia:

A Gastronomia de Santo Antão é rica e variada com destaque para o peixe fresco e marisco. Mas recomendamos também a tradicional cachupa, feita na lenha, ou a caldeirada de cabrito.

Destaque para o grogue (aguardente de cana), que nalguns sítios ainda é produzido nos trapiches tradicionais. Para os licores de fruta, os doces de goiaba, papaia e banana. E ainda o queijo, fresco ou curado, exlibris da região do Porto Novo.

Onde ficar:

Porto Novo tem várias opções hoteleiras, mas na região encontrará também uma enorme oferta de airbnb. Marque com antecedência porque a época das fechas é geralmente a de maior procura.

Saiba Mais:

Reportagem do programa Nha Terra Nha Cretcheu