Não é fácil chegar à Quinta Cochete, nem sequer encontrá-la nas pesquisas online. O espaço é, de facto, um segredo bem guardado da ilha de Santo Antão. Um segredo, porém, que merece ser descoberto.

A Quinta Cochete fica no município de Porto Novo, próximo da localidade de Ribeira das Patas. Protegido pelas montanhas que rodeiam uma antiga cratera vulcânica.

edificio em betão à vista da quinta cochete

Na estrada principal uma modesta placa anuncia a quinta.

A partir daí é preciso subir por um caminho de calçada que desemboca depois, num outro de terra batida, até chegarmos, finalmente, ao portão de ferro forjado.

As boas vindas são-nos dadas pelos proprietários, um casal franco suíço de dois psicoterapeutas que se apaixonaram por este lugar tão exclusivo. No tempo em que aqui não existia praticamente nada, a não ser umas casas devolutas.

Mas Jacques e Dominique sabiam que os seus destinos estavam conectados com este lugar.

jardim com papaeiras

Amantes de caminhadas e de trekking, andaram por boa parte dos países do continente africano. Em certa medida, à procura de um sítio especial que os motivasse a ficar. E assim aconteceu em Santo Antão.

Compraram o terreno, trocaram a Suíça por Cabo Verde e meteram mãos à obra.

Durante 4 anos, com o apoio dos habitantes locais, recuperaram o espaço. Construíram a casa, um reservatório de água, criaram hortas, estufas e área para criação de animais.

Aliás, Jacques confessa-nos que era preciso viver como os locais, para ser bem aceite na comunidade.

Assim nasceu a Quinta Cochete. Uma casa de hóspedes com 5 quartos e sem pretensões de crescer muito mais, inserida numa vasta zona agrícola onde se cultiva um pouco de tudo.

quarto minimalista de design moderno

A casa foi construída em betão à vista, mas, paradoxalmente, não poderia ser mais acolhedora e bem inserida na paisagem. Talvez por todos os apontamentos de cor que a envolvem. Das flores do jardim impecavelmente cuidado, do azul da piscina, do verde da coleção de cactos. Assim como dos interiores, decorados com peças de arte e artesanato cabo-verdiano que o casal foi adquirindo.

Os quartos, de um conforto irrepreensível, estendem-se até às espaçosas varandas onde se amanhece com uma vista deslumbrante para as montanhas.

Acordar, respirar fundo e sentir a energia de Santo Antão, a ilha mais montanhosa de Cabo Verde.

varanda de design moderno com cadeiras futuristas
pormenor de quarto decoração contemporanea

E em seguida, descer para tomar pequeno almoço no jardim. Pão e compotas caseiras, cuscus quente, fruta da época e o tradicional e sempre indispensável queijo de Santo Antão.

Ou seja, a dose de energia certa para os aventureiros partirem em caminhada. Jacques é um entendido na matéria, sempre pronto a indicar os melhores trilhos, as vistas mais incríveis, os mapas e precauções a tomar.

A maior parte dos seus hóspedes chega até aqui para caminhar pelas montanhas.

montanhas da ilha de santo antão

Na verdade, o trekking é uma das atividades que mais turistas traz à ilha de Santo Antão. Com efeito, existem imensos caminhos pedestres, a maior parte deles devidamente mapeados e sinalizados.

Se, entretanto, se fez ao caminho, vai saber-lhe bem regressar para o merecido descanso. À sua espera está uma apetecível piscina, com vista para a montanha.

Um convite irrecusável para se deixar ficar, na companhia de um bom livro.

piscina com montanhas
mulher sentada na piscina com vista para as montanhas

A estadia na Quinta Cochete só fica completa se aceitar o convite para jantar. Na verdade, recomendamos que o faça. Em primeiro lugar porque nas imediações não há restaurantes nem muitas opções de restauração, principalmente à noite. Depois porque da cozinha deste espaço saem verdadeiras iguarias.

Pratos de carne, peixe ou vegetarianos, com recurso aos produtos locais, servidos na sala de estar, ou ao ar livre no jardim. E por fim, aceite um dos digestivos que ali são feitos. O famoso grogue, novo ou velho, ou ponche de mel, de maracujá ou de calabaceira.

Uma excelente forma de rematar a refeição e pretexto para ficar um pouco mais, à luz da Lua, a ouvir o cântico dos grilos.

hotel futurista à noite

Como ir: Para chegar à Ilha de Santo Antão é preciso viajar para São Vicente e de lá apanhar o barco para Porto Novo. A partir de Porto Novo, siga na direção da Ribeira das Patas até à localidade de Chã de Morto. Aí, encontrará uma indicação para virar à esquerda e seguir montanha acima até à Quinta Cochete.

O que fazer: Há vários trilhos pedestres para caminhada a partir da quinta. Peça indicações aos proprietários. Nas proximidades fica a aldeia de Lagedos. Uma comunidade baseada na economia solidária e turismo sustentável que vale a pena conhecer. Almoce no restaurante Babilónia. Excelente gastronomia com uma vista deslumbrante. No mesmo espaço pode comprar doces, licores, grogue, peças de artesanato, tudo produzido na comunidade de Lagedos.

http://www.quinta-cochete.com/