Foi aqui que tudo começou. Que Cabo Verde se abriu ao mundo e se transformou num destino de sol e mar por excelência. Cobiçado e procurado pelos europeus.
A ilha do Sal é considerada a pérola do turismo cabo-verdiano. E tem razões para isso. É a ilha do primeiro aeroporto internacional do país e a ilha dos maiores resorts turísticos e atrações. Continua a ser o destino preferido de quem visita Cabo Verde.
Fica a menos de 4 horas da Europa, tem bom tempo garantido o ano inteiro e é um destino bastante acessível e familiar.
Muito se tem escrito sobre a ilha do Sal, mas nunca é demais falar dela. Em especial com um olhar de quem vive por cá.
Por isso, decidimos fazer uma série de artigos com todas as dicas, orientações e sugestões sobre esta “pérola” do turismo cabo-verdiano. Esperemos que sejam úteis a quem estiver para viajar para o Sal, ou que ajudem os indecisos a escolher este destino que apesar de muito popular continua a surpreender.
Viajar para o Sal
A ilha do Sal tem um aeroporto internacional que recebe voos charter dos vários operadores turísticos, para quem opta por comprar o pacote voo + hotel.
Mas também pode chegar à ilha via Lisboa, em voo TAP, através da companhia nacional a Cabo Verde Airlines e também em voo low cost da easyJet a preços muito competitivos
O aeroporto fica a cerca de 17 km da zona turística, a cidade de Santa Maria. Normalmente os hotéis fornecem o serviço de transfer, mas pode fazer o trajeto de táxi em total segurança. Irá custar entre 15 a 20 euros (1500 a 2000 cve).
Tem também a opção de alugar carro. Nós costumamos alugar na Caetano Cabo Verde Rent a Car. O preço médio por dia de um pequeno jipe para 5 pessoas (escolha jipe se a intenção for passear pela ilha) é de aproximadamente 80 € por dia.
Para viajar para o Sal (e para todo o país) todos os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto. É apenas necessário e obrigatório preencher um pré-registo através do site www.ease.gov.cv e proceder ao pagamento da Taxa de Segurança Aeroportuária no valor de 30 €.
Cuidados de Saúde
A ilha do Sal dispõe de um hospital regional, um centro de saúde recentemente inaugurado em Santa Maria e várias clínicas privadas. Consulte aqui a lista de clínicas privadas do Sal.
Não é necessário fazer nenhuma vacina, nem profilaxia para viajar para a ilha. Cabo verde é considerado pela OMS um país livre de malária.
Clima e melhor época para ir
Relativamente à melhor época para viajar para o Sal, depende muito do que pretende fazer na ilha. Se a intenção é fazer praia, o Sal tem sol e uma temperatura quente todo o ano, portanto, neste caso, todos os meses são bons.
No entanto, os meses de janeiro e fevereiro são bastante ventosos e o mar poderá estar mais agitado. Se procura o Sal para desportos náuticos como windsurf ou kitesurf, estes são os meses ideais.
É raro chover, mas tenha em conta que, nos meses de agosto e setembro, pode ocorrer alguma pluviosidade.
Caso vá com intenção de assistir à desova das tartarugas marinhas, visite a ilha entre os finais de maio e setembro.
Moeda
A moeda de Cabo Verde é o escudo cabo-verdiano. Um euro equivale a 110 escudos. Mas na ilha do Sal o euro é aceite em todo o lado. Há também vários ATM onde pode levantar escudos.
Leia também: