Queria ser caçador de tesouros mas cedo percebeu que os maiores tesouros não se caçam, observam-se. Já mergulhou nos 7 mares e viveu em 5 países paradisíacos. Agora está na Austrália, mas diz que Portugal continua a ser o seu paraíso número 1. Conheça João Monteiro.

Nome: João Monteiro

Origem: Lisboa

Residência: Austrália

Profissão: Mergulhador

Países onde já residiu: Cabo Verde, Filipinas, Tailândia, Fiji e Austrália

Como é que se tornou mergulhador profissional e porquê?

Quando decidi fazer o meu primeiro curso de mergulho “Open Water Diver” queria ser treasure hunter (caçador de tesouros) e explorar o fundo do mar. Mas, com o passar do tempo, e já a trabalhar em centros de mergulho apercebi-me que a grande riqueza de ser mergulhador não era a caça ao tesouro, mas sim ensinar e mostrar às pessoas a beleza e singularidade do fundo do mar.

E quando é que decidiu que o mar de Portugal era pequeno demais para si?

O mar de Portugal tem os seus encantos, mas para poder valorizar o que temos é preciso conhecer o que está à nossa volta.

Saí de Portugal em 2010 para a minha primeira grande aventura e quanto mais tempo passo fora mais valor dou ao nosso país, ao nosso mar e à nossa qualidade de vida.

praia na austrália

Por onde é que começou a aventura da emigração?

21 de Junho de 2010. O dia em que aterrei em Cabo Verde. Foi o primeiro grande passo da minha vida profissional e pessoal.

Vive na Austrália, mas já passou por outros destinos igualmente “exóticos”, como é trabalhar nalguns dos paraísos da terra?

Todos os locais onde vivi e trabalhei ensinaram-me algo novo, fizeram-me crescer enquanto pessoa e profissional. Não vejo as experiências que temos na vida como boas ou más. E de todos os paraísos da terra onde vivi, continuo a achar que Portugal é o paraíso número 1.

Sou um nómada, não tenho residência fixa, quero conhecer o mundo, culturas, hábitos, andar e mergulhar nos mais distintos locais do mundo.

De todos os sítios onde já mergulhou quais o impressionaram mais e porquê?

Ilha de Balicasag nas Filipinas. A cor da água, os corais ainda saudáveis e a quantidade de tartarugas fazem desta ilha um dos meus locais de mergulho preferido.

Como mergulhador, preocupa-o a questão do plástico no oceano?

Preocupa-me bastante, porque passo horas debaixo de água e vejo o que grande parte das pessoas não consegue ver.

Felizmente aqui na Austrália é fácil encontrar alternativas ao plástico.

Tem a percepção de que o impacto dos plásticos e da poluição nos oceanos é cada vez maior e mais visível?

Noto que se fala cada vez mais disso, e há bastantes países a trabalhar para mudar essa situação. Sei que eu não consigo mudar o mundo, mas posso mudar o meu ambiente ensinando as pessoas, através do mergulho, a mudarem o deles. É o que tento fazer.

O que o faz mudar de país e porquê a Austrália agora?

Algumas pessoas procuram o conforto de uma rotina, eu procuro viver todos os dias em alta rotação.

A Austrália é um pais fantástico e ser instrutor de mergulho aqui é uma profissão valorizada. Encontrei cá uma grande qualidade de vida, com muitos destinos exóticos para viajar aqui bem perto.  

Homem com Wombat

Qual será o próximo destino?

Desde há muitos anos que quero ir para a Nova Zelândia. Estou cada vez mais perto! Já solicitei o meu visto de residência aqui na Austrália, assim que sair o visto oficial terei direito de residência na Nova Zelândia também!

Que relação mantém com Portugal, tendo em conta a distância a que se encontra?

Adoro o meu país! Viver longe da família e muito difícil.

Muitas noites se pudesse ia rápido a Portugal só para dar um abraço aos meus pais e irmão.

Tento ir a Portugal uma vez por ano, e desde que emigrei só este ano é que não tive a oportunidade de visitar Portugal ainda.

Homem a fazer o pino da praia

A minha mala leva…

Os presentes que a família deixou na árvore de natal à minha espera!

Sobre a Austrália:

Que recomendações faria a portugueses interessados em emigrar para a Austrália?

Não pensem duas vezes, este país é fantástico! Trabalhar aqui é fácil, há muito trabalho, o difícil é obter o visto certo para puder trabalhar.

No geral como é o acolhimento a emigrantes?

A Austrália é um país bastante acolhedor, desde o 1º dia que me sinto em casa, mesmo sem haver portugueses aqui na região onde vivo que é Sunshine Coast em Queensland.

Para quem queira ir de visita que lugares são obrigatórios?

A Great Ocean Road em Victoria e a Ilha North Stradbroke em Queensland.

Há algum local onde se “sinta” a cultura portuguesa?

Temos aqui o Lisboa Café onde temos os melhores pastéis de nata que já comi.