Vamos lá ao 3º período! Livros na mochila, uniforme passado a ferro e o entusiasmo (principalmente dos pais) do regresso às aulas depois das férias da Páscoa. Mas não. Só que não! A Covid-19 veio virar o nosso mundo de pernas para o ar. Vivemos agora dentro de portas e é lá que a escola vai continuar, à distância, em telescola.

O Kiko está no 5º ano, na Escola Portuguesa de Cabo Verde. Por isso, segue as orientações do Ministério da Educação de Portugal. Como tal, o 3º trimestre vai acontecer em formato televisivo e online.

Tudo muito entusiasmante, como são as novidades, mas ninguém nos falou da trabalheira que por aí vem! Em especial para os pais.

Viber, Whatsapp e Email sempre alerta, banda larga à vontade em casa. Televisão na RTP Memória e mais umas quantas tarefas diárias às quais é preciso responder.

Habituámo-nos a mandar os filhos para a escola e a recebê-los, ao fim do dia, com as perguntas de descargo de consciência:

Como é que correu a escola hoje?”, “Tens trabalhos de casa?, “Há algum recado para eu assinar?”.  Questões que, em boa parte, nos ilibam de mais responsabilidades. Afinal, os professores estão lá para isso e são muito mais capacitados 😊

Mas agora, confrontamo-nos com uma nova forma de estudar. Onde somos parte integrante, ativa e presente do estudo dos nossos filhos.

Vai ser um desafio para todos!

O Kiko começa hoje esta etapa totalmente nova na sua vida. De manhã assiste à telescola na RTP  Memória. À tarde, segue um programa de aulas síncronas e assíncronas numa plataforma de que nunca tínhamos ouvido falar e que será, a partir de hoje, a sua nova sala de aula, a Microsoft Teams.

Haverá fichas e tarefas para fazer, várias ferramentas digitais para ter à mão. Muita papelada para imprimir e uma marcação cerrada para garantir que o método funciona. Na prática fazemos juntos o 3º período.

No entanto, isto do 3º período à distância é muito bonito, mas para pais que se mantêm a trabalhar, como nós, vai ser um quebra cabeças difícil de gerir.

Já fizemos um “plano de ação”, com calendário das aulas televisivas, outro das disciplinas online e um caderno de registo de tarefas diárias. Além de alguns métodos organizacionais para ver se isto funciona.

Nós, apesar das responsabilidades profissionais, temos a sorte de poder flexibilizar o nosso horário para estarmos presentes o mais possível. Até que estejamos todos totalmente familiarizados com a nova realidade.

Desde o início da quarentena que temos tentado criar rotinas, para que isto não soe demasiado a férias.

Passar o dia de pijama é proibido. Há horas para a playstation. Mas também as há para estudar, resolver fichas das várias disciplinas, ler e ajudar nas tarefas domésticas.

Tem também de escrever o “Diário da Quarentena” que está a ficar bem criativo e é uma forma diária de manter o contacto com a escrita.

São pequenos recursos e técnicas caseiras que talvez ajudem agora, quando o 3º período começa à distância e em telescola.

Na verdade, estamos juntos a desbravar um novo caminho, uma realidade nunca antes experimentada.

Vamos a isto!  Aos pais, professores e alunos, boa sorte e paciência!