Para acompanhar o marido, jogador de futebol brasileiro, viveu em Inglaterra, Coreia do Sul e Chipre. Mas foi no Brasil que fixou residência. Neta de um conhecido empresário vianense da área dos transportes e restauração, garante que o coração é bem português e honra as suas origens. Venha conhecer, Ana Isabel Silva!

Nome: Ana Isabel Silva

Origem: Viana do Castelo, Portugal

Residência: Paraíba, Brasil

Profissão: Empresária

Quem é a a Ana?

Uma mulher, de 44 anos, mãe de 3 filhos. Vários títulos académicos na área de Administração de Marketing. Uns olhos azuis de uma verdadeira minhota!

Porque se fixou no Brasil?

O meu marido é brasileiro. Vim de férias, mas estava grávida e não sabia. Por problema na gestação tive de ficar atá ao parto. Pensei em regressar depois, mas já estava aqui, as crianças no colégio e fui ficando …

Tem negócios de restauração e hotelaria com um cunho bem português, fale-me desse conceito?

Sou neta do conhecido empresário António Cunha proprietário da Quinta de Santoinho em Viana do Castelo e da rede de transportes AVIC, por isso, os negócios estão-me no sangue! Comecei com a Adega da Portuguesa inspirada no conhecido restaurante Os 3 Potes também do meu avô.

Foi difícil implementar este conceito?

Tinha de trabalhar e sobreviver e a vida aqui é caríssima bem ao contrário do que se pensa. Lembro-me de olhar para o meu marido e dizer “vou vender bolinho de bacalhau na rua”! Na época recebíamos muitos amigos aqui para jantar e daí surgiu a ideia: porque não começar a vender comida, abrir um restaurante?  Assim nasceu a Adega Portuguesa que, 9 meses depois, se mudou para a minha fazenda onde desde 2016 também funciona o Solar da Borborema, um espaço de festas. Este mês abri também a Pousada da Borborema.

Decoração de casamento com bolo
Solar da Borborema

Uma mulher, empresária portuguesa no Brasil, não é tão fora do comum assim, mas acredito que hajam desafios.

O Brasil é um país machista.  Todos ficam incrédulos, com a realidade de uma mulher empresária, mas o pior foi ter ouvido um dia de uma cliente “…ela diz que tem estudos e está a fritar bacalhau?” Essa frase marcou-me até hoje e foi o impulso para eu mostrar verdadeiramente quem sou, de onde vim e para onde irei.  

Qual a relação que mantém com Portugal?

Muito próxima! O meu filho mais velho já esta lá a estudar; tenho lá os meus pais irmão, sobrinhos, tias … vou duas vezes por ano no mínimo! Ou eles vêm!!

E o que é que já incorporou na sua forma de viver e pensar, dos países onde esteve?

Olhe sinceramente perdi aqueles estigmas do fica mal … não pode … não se deve … em Portugal vive-se muito o que os outros vão pensar. Eu não sou assim. Vivo a vida, sou feliz, respeito todos, sou verdadeira, digo na cara, não durmo com interrogações, resolvo na hora e da minha vida eu é que sei!

Fale-me da região em que vive no Brasil.

Vivo na Paraíba, numa cidade pequenina, Lagoa Seca, a 5 Km da grande Campina Grande no coração do nordeste. Gosto do clima, da paz de viver na fazenda, do tempo para meus filhos, do tempo para meu marido. Gosto da vida que construí!

Do que sente mais falta em Portugal?

Do meu filho e da família. Da comida e da segurança.

A minha mala leva…

Vinho, chouriço, sapatos e roupa para as crianças.

Empresária portuguesa no Brasil
Ana Isabel Silva

Sobre o Brasil:

Que recomendações faria a portugueses interessados em emigrar para o Brasil neste momento?

Sinceramente o Brasil não é o que se fala. Temos de trabalhar muito, a vida é caríssima. Com filhos não vives com menos de 2000 euros por mês, ou passarás dificuldades. Dos portugueses todos que aqui estavam, na minha região, ficamos apenas três. Regressaram todos a Portugal.

Para quem queira ir de visita que lugares são imperdíveis na sua cidade?

Sintam-se convidados! Campina Grande está no coração do Nordeste. Sugiro aterrar no Recife. Pousar as malas aqui na minha Pousada Serra da Borborema e daqui fazer Natal, Pipa, João Pessoa, Recife, Porto Galinhas, Maceió. Aqui perto ainda fará Areia uma cidade que nos remete a 1600. Linda bem pitoresca!