Já cantava Cesária Évora que “São Vicente é um brasilim”, um pequeno Brasil que, nos “loucos” dias de Carnaval, se transforma na ilha mais colorida, mais alegre, mais dançante de todo o país.

Sim o Brasil é o Brasil, mas considere fazer uma viagem ao Mindelo para assistir ao Carnaval de São Vicente. Não se vai arrepender!

A animação carnavalesca começa logo depois da festa de fim de ano. Nos primeiros dias de Janeiro os mandingas saem à rua e anunciam que se está, oficialmente, em contagem decrescente para o Carnaval.

desfile dos mandingas no carnaval
Em S. Vicente os mandingas anunciam o arranque da época de Carnaval

Por esta altura, nos estaleiros, artistas plásticos, pintores, escultores, projetistas já trabalham a bom ritmo. As costureiras recebem tecidos, moldes e encomendas e começam a não ter mãos a medir. Os compositores apresentam as canções oficiais dos grupos.

A cidade começa a configurar-se para aqueles que serão os dias mais trabalhosos, animados e mais longos de todo o ano.

É assim São Vicente, que assume o Carnaval como a sua maior e mais expressiva festa. Aquela que atrai turistas nacionais e estrangeiros, jornalistas internacionais e milhares de são vicentinos.

Carro alegórico de Carnaval
Terça feira é o dia do desfile oficial

Diz-se que o Carnaval são três dias. Por aqui é praticamente uma semana de desfiles oficiais e espontâneos, festas e bailes de máscaras.

Se pretende vir ao Carnaval em São Vicente saiba que é preciso planear a viagem com antecedência, marcar voos e alojamento (que esgotam rapidamente).

Com a base garantida é tempo de começar a preparar-se.

Crianças em desfile de Carnaval

O melhor do Carnaval do Mindelo é que ele permite aos visitantes fazer parte da experiência, não apenas contemplar a festa como um outsider. E, na verdade, não há melhor forma de viver esta época na cidade senão embrenhar-se nela.

Assista aos ensaios dos grupos e visite os estaleiros

Estaleiro de Carnaval com carro alegórico
Os estaleiros são verdadeiros ateliers de criatividade

Existem 5 grupos oficiais que são a “1ª liga do Carnaval”. Cruzeiros do Norte, Estrela do Mar, Flores do Mindelo, Monte Sossego e Vindos do Oriente entram na disputa anual pelos títulos e protagonizam uma renhida competição visível no grande desfile de terça feira de Carnaval.

Até lá, cada grupo põe em marcha uma operação complexa que envolve centenas de pessoas e começa, meses antes, com a escolha e apresentação enredo. Após isso, os estaleiros começam a trabalhar nos carros alegóricos, as costureiras sentam-se em frente às máquinas de costura e os grupos alinham-se para os ensaios diários.

É possível assistir a esses ensaios, normalmente abertos ao público e aprender as músicas e coreografias dos vários grupos.

Os estaleiros estão envoltos nalgum secretismo, mas com alguma sorte também conseguirá visitar alguns.

Vista-se de Mandinga

mandingas no Carnaval
Desfile dos mandingas

Não há Carnaval de S. Vicente sem os mandingas. Disso ninguém tem dúvidas. São eles que dão arranque à temporada logo nos primeiros dias de Janeiro e fazem o fecho com tradicional enterro uma semana depois do Carnaval.

Os grupos de mandingas são um dos principais exlibris da época carnavalesca.

É no domingo de Carnaval que o desfile é inteiramente dedicado aos muitos grupos de mandingas que existem no Mindelo.

Centenas de pessoas descem as avenidas da cidade, pintadas de óleo preto, com saias de corda e adornos como ossos, penas, conchas, ao som dos ritmos tribais africanos.

multidão na rua, desfile de Carnaval
Desfile dos mandingas

Os mandingas de Ribeira Bote são reconhecidos como o mais expressivo e mediático grupo. Não só durante o Carnaval, como em todo o ano mantêm viva e acesa esta tradição.

Na ilha de Madeira, o “covil dos mandingas” há toda uma estrutura montada para receber visitantes. E no Carnaval, pode inscrever-se para desfilar com eles.

À entrada e mediante o pagamento de cerca de 10 euros recebe uma saia de sisal e a tinta para pintar rosto e corpo de preto. Os acessórios e restante vestuário ficam por sua conta.

Mandingas a desfilar na rua no carnaval
Desfile de mandingas

Devidamente mascarado entre no grupo e siga em direção ao centro da cidade neste “assalto” dos mandingas ao Mindelo. Garantimos-lhe que é uma experiência inesquecível e contagiante!  

Vá ao “Boi d’ Amparo”

músico em palco a atuar no Carnaval
O “Boi d’Amparo” é uma tradição com mais de 30 anos

Por esta época do ano há festas todos os dias e por toda a cidade. Se a energia não lhe permitir ir a todas, recomendamos vivamente o “Boi d’ Amparo” (Baile da Amparo).

O Baile de máscaras que a anfitriã, Amparo Karantónis, faz questão de organizar religiosamente, desde 1977 e que junta a sociedade mindelense com turistas nacionais e estrangeiros numa festa de máscaras, onde é fundamental que se vista a rigor.

E não falta o melhor desta época: batucada, música, folia, glamour e muita animação.

A festa acontece no Hotel Porto Grande, com bar aberto e buffet. O traje é obrigatório e há prémios para os mais criativos.

Para ir a esta festa é importante estar atento ao início da venda de bilhetes, eles esgotam em poucas horas.

Desfile no Samba Tropical

grupos de Carnaval a desfilar na avenida
Samba Tropical

É provavelmente das mais belas experiências e memórias que terá do Carnaval de São Vicente. O Samba Tropical é um grupo que recusa participar nas competições oficiais e tem como princípio desfilar à noite. E há mais de 30 anos, que as segundas feiras à noite são marcadas por desfiles sumptuosos onde reina o brilho, a luz, a cor e o glamour.

Desfiles de musas adornadas, figuras de destaque com figurinos que nos fazem sonhar, canções que ficam no ouvido, lantejoulas, plumas, brilhos…

rainha da bateria a desfilar
Samba Tropical

São dezenas de alas e centenas de pessoas de todas as idades. que dão corpo a enredos originais e se perfilam nas principais ruas da cidade, em desfiles únicos e grandiosos.

Se “ver o Samba passar” já é marcante, imagine fazer parte dele.

baianas a desfilar no Carnaval
Samba Tropical

A escola Samba Tropical abre todos os anos vagas nas suas alas para quem quiser desfilar. No Facebook do grupo são publicados os trajes para cada ala, os preços e o contacto do responsável.

É só escolher, fazer o pagamento do figurino (que é elaborado pelas costureiras do grupo mediante o envio das medidas), aprender a coreografia (online se estiver longe) e participar nos ensaios finais presencialmente.

O preço dos trajes começa nos 140 euros (aproximadamente).

Musa do Carnaval a desfilar
Samba Tropical

E pronto, aceite as nossas sugestões para viver em pleno a experiência do Carnaval do Mindelo e ser participante ativo na festa. Além disso, encontrará desfiles de crianças, grupos profissionais, animação espontânea, batucada, festas, trios elétricos durante praticamente uma semana.

Mesmo que não seja um fã acérrimo de carnavais, o de São Vicente vale muito a pena!

Rainhas da bateria no Carnaval de S. Vicente
Rainhas de bateria

Como ir: A TAP voa direto de Lisboa para S. Vicente diariamente e é a melhor opção para chegar à Ilha.

Onde ficar: Há vários hotéis e opções de alojamento na cidade do Mindelo. Procure alojamentos no centro que lhe permitirão fazer praticamente tudo a pé. Sugestões: Casa Branca Hotel, Residencial Raiar, Prassa 3, Kyra’s Boutique Hotel

Onde comer: Não terá grandes dificuldades em encontrar opções de restauração na cidade. Umas são mais tradicionais que outras. Mas deve fazer marcação sempre que possível. Sugestões: La Bodeguita, Taverna, Dokas, U Sabor.

Fique a saber as principais informações sobre o Carnaval no site da Liga Independente dos grupos oficiais a LIGOC-CV.