A pandemia da COVID-19 veio pôr a nu as nossas fragilidades, o quão impotentes somos perante uma ameaça invisível e global e impôr uma quarentena determinante nesta fase. Ficar em casa é imperativo!

Combater a pandemia exige que estejamos unidos, cada um a fazer a sua parte com consciência e responsabilidade. E aqui antes de avançarmos nunca é demais dizer:

QUARENTENA NÃO SÃO FÉRIAS!

Sim é verdade, a COVID-19 obriga a mudar as rotinas, a alterar hábitos e não, não se pode de forma nenhuma, desvalorizar esta pandemia que está a parar o mundo e ameaça cada um de nós.

lavar as mãos

Mas entrar em histeria também não ajuda!

Correr para o supermercado para esvaziar prateleiras, fazer tudo para comprar o último frasco de álcool gel, encher a dispensa de papel higiénico, não são mais do que laivos de irracionalidade e de um individualismo que eleva ao alto a velha máxima “salve-se quem puder”.

Sim, preparem-se e fortaleçam as vossas pequenas bolhas de conforto, mas lembrem-se que fora da bolha há outras pessoas, há casos mais necessitados, há grupos de risco, há o vizinho do lado.

Que a pandemia não vos roube a humanidade e a capacidade de relativizar.

E já que é para ficar em casa então o nosso conselho é que aproveitem para fortalecer os laços familiares e pôr em marcha aquelas pequenas tarefas caseiras sempre adiadas pela intensa vida social e profissional. Veja algumas sugestões!

Pai e filho a jogar UNO

Brinque

Se tem crianças esta é uma oportunidade única para explorar a sua casa enquanto espaço de brincadeira. Ajude o seu filho a montar aquele Lego que está na caixa desde o Natal, tire os jogos de tabuleiro da prateleira e ponha todos a jogar.  Qual foi a última vez que fez isso?

Fomente as competências artísticas

Que excelente momento para pôr as crianças e os adultos a trabalhar competências artísticas! Pintar, escrever, tocar instrumentos. O tempo em casa, longe de outras distrações pode muito bem ser produtivo e inspirador. Escolha o melhor espaço da casa e dê asas à imaginação.

Mãe e filho a fazerem trabalhos manuais

Divida tarefas

Já que estão todos em casa, todos podem colaborar de igual forma nas tarefas domésticas. Limpar, arrumar, lavar, fazer bricolage. Que óptimo momento para mostrar que a casa é uma engrenagem que precisa de todas as mãos para ser funcional.

Todos na cozinha

E nisto de dividir tarefas, nada melhor que pôr todos na cozinha e fazer refeições colaborativas, ou um “masterchef” familiar. De certeza que será divertido e reconfortante para o estômago. Veja o que há no frigorífico e invente, ou melhor inventem!

Mãe e filho na cozinha a fazerem pizza

Crie hábitos sustentáveis

Se estão todos em casa, partilhem hábitos sustentáveis. Reaproveitem a água dos banhos na sanita, reutilizem embalagens, encontrem meios para reduzir o lixo, nomeadamente os plásticos. Reduzam a utilização de detergentes e outros produtos altamente poluentes. Esta é uma boa oportunidade para reduzir a sua pegada ecológica. Aproveite-a!

Tire partido da tecnologia

Com a quarentena, várias plataformas tecnológicas reformularam a sua política de utilização. Também as operadoras Meo, Vodafone e Nos oferecem aos seus clientes 10 G de dados que podem ser subscritos através da App de cliente. Os canais pagos de desporto, Sport TV, BTV e Eleven Sports também serão gratuitos enquanto as competições oficiais estiverem suspensas. Alguns jornais online deixaram de limitar as notícias aos assinantes. E para os miúdos, porque em quarentena também se estuda, a Porto Editora decidiu dar acesso gratuito à Escola Virtual para alunos do pré escolar, básico e secundário.

Ecrã de computador com ensino virtual

Seja solidário

Aproveite o tempo em casa para tirar das gavetas e armários aquelas roupas e calçado que já não usa, ou que não lhe fazem assim tanta falta. Ponha o seu filho a fazer o mesmo com os brinquedos. Separe tudo o que estiver em bom estado de conservação e que possa ser doado. O pós Corona Virus anuncia tempos difíceis e de necessidade, por isso, prepare-se, desde já para ajudar quem mais precisa. E embora esteja “fechado em casa” fique atento, na sua área de residência, a casos de maior urgência ou necessidade. Os vizinhos idosos, a mãe solteira, o sem abrigo do seu bairro. Às vezes o pedido de ajuda dorme silencioso bem perto de nós. Aproveite a quarentena para ser solidário.

pilha de roupa na gaveta

Não entre em pânico

Last but not least… Não entrar em pânico, nem transmitir esse sentimento à família! Manter-se informado sim, mas evite que a informação e contra informação em excesso o tornem paranoico. Cumpra as medidas de prevenção estabelecidas pela OMS, respeite a quarentena, à risca.

Manter-se ocupado é determinante para evitar o pânico. Se conseguir trabalhar a partir de casa, melhor. Cumpra rotinas, elas ajudam-no a disciplinar o pensamento. Para as crianças, consagre horas de estudo diárias, para que também eles mantenham a agilidade mental.

Criança deitada no quarto a ler um livro

A COVID-19 por cá (em Cabo Verde)

Nós por cá ainda estamos aparentemente seguros, sem nenhum caso registado, mas com consciência de que esta afirmação pode mudar a qualquer momento.

ambulancia no hospital em cabo verde

Mas estamos, obviamente, a sentir os efeitos da pandemia. A habitual ida a Portugal nas férias da Páscoa foi adiada, também um voo que tínhamos por essa altura para Roma, foi (felizmente) cancelado pela Ryan Air. Em termos profissionais alguns projetos internacionais que tínhamos em mãos estão suspensos…

Embora (ainda) sem casos, as debilidades do país ao nível da saúde são muitas e sabe-se que a entrada da COVID-19 em Cabo Verde, pode ter efeitos devastadores. No país ainda não se faz a análise ao despiste do corona vírus, existem apenas dois hospitais centrais para 9 ilhas, carência de espaços de isolamento, de médicos e de equipamentos.

Face a isto, prevenir é mesmo a melhor forma de evitar o pior. O país já cancelou os voos de e para Itália, em cima da mesa está agora a decisão de tomar a mesma medida em relação a Portugal.

Algumas empresas estão já a adotar planos de contingência, embora a quarentena ainda não se aplique.

A nós cabe-nos fazer a nossa parte e, sendo necessário, ficar também em casa, sem dramas!

COVID 19- Links úteis

OMS – Organização Mundial de Saúde

SNS– Serviço Nacional de Saúde (Portugal)

Corona Virus Base Lab– Estatísticas em tempo real